Produção
Produção
Tela destinada ao registro de produtos produzidos pelo estabelecimento
Acesso no menu: /estoque/produção
1 - Aba Grade
1. Botões
- Incluir: inclusão de novo registro de produção
- Alterar: alteração de um registro já salvo anteriormente
- Excluir: exclusão de um registro já salvo anteriormente
- Imprimir: impressão do item posicionado
- OK: grava o item atual em edição
- Desfazer: abortar a gravação do item em edição
2. Navegar
- Setas: inicio de todos registros, um registro à esquerda, um registro a direita e ultimo registro respectivamente. Opção mais utilizada na aba "produção"
3. Empresa
- Empresa: seleção da empresa a ser visualizada na grade
4. Período
- Período de: data inicial da pesquisa
- Até: data final da pesquisa
5. Filtro
- Filtro: pesquisa de registros já salvos no banco de dados
- Geral: todos os registros
- Código: código do registro no banco de dados
- Produto: pesquisar pelo nome ou código de um produto
- Data: mesma opção de período
6. Conteúdo
- Conteúdo: para cada filtro selecionado é um conteúdo que o usuário deverá informar. Exemplo: codigo > 150; produto > NESCAU; data > 06/07/2022
7. Grade
- Empresa: a qual empresa pertence o registro de produção
- Código: numero sequencial do registro no banco de dados
- Status: atualmente o status é normal
- Data: data do registro da produção
- Barra: código de barras do produto principal (produto acabado)
- Nome: nome do produto principal (produto acabado)
- Operação: a operação padrão para produção é COMPOSIÇÃO
- Quantidade: quantidade produzida do registro posicionado
- Usuário: qual o usuário que registrou a operação de produção
2 - Aba Produção
1. Botões
- > ver 1-Aba Grade / Item 1
2. Empresa
- Empresa: a qual empresa pertence o registro de produção
3. Código
- Código: numero sequencial do registro no banco de dados gerado pelo sistema
4. Data
- Data: data do registro da produção
5. Composição
- Composição: operação padrão para produção é COMPOSIÇÃO (registrado no cadastro do produto acabado na aba produção)
6. Usuário
- Usuário: usuário que está registrando a produção, geralmente é o mesmo usuário logado no sistema, logo, o sistema traz automaticamente o mesmo usuário
7. Produto
- Produto: o produto deverá estar cadastrado anteriormente no cadastro de produto com o tipo de mercadoria produto acabado e com suas respectivas matérias-primas registradas na aba produção
8. Quantidade
- Quantidade: informar a quantidade do produto que foi produzida para atualizar o estoque do produto acabado e baixar o estoque referente matérias-primas utilizadas
9. Embalagem
- Embalagem: nesse campo é informada qual é a embalagem que foi utilizada no produto que foi produzido, lembrando que a embalagem tem um custo e que deverá ser considerada caso o produto produzido necessite de uma embalagem para acompanhar a venda
10. Quantidade
- Quantidade: quantidade de embalagens utilizadas na venda dos itens produzidos
11. Custo emb.
- Custo emb.: o campo é preenchido automaticamente de acordo com o custo de compra da embalagem que deverá estar sempre em unidade para o cálculo correto do custo final do produto produzido
12. Matéria-prima
- Grade: essas informações são mostradas a partir da aba produção do cadastro do produto acabado. É a visualização dos itens registrados como matéria-prima com suas respectivas quantidades e custos. A quantidade e custos são multiplicados de acordo com a quantidade produzida
13. Custo Inicial (Unitário)
- Custo inicial: o custo inicial é em quilos e é calculado de acordo com a quantidade de matéria-prima e embalagem utilizados na produção.
14. % Custo de Produção
- % Custo de produção: o usuário pode adicionar um % (Percentual) referente aos custos de produção (lenha, gaz, hora padeiro).
O percentual é composto dos custos totais e convertido em % em referência ao faturamento do setor produtivo
15. Custo Estoque
- Custo estoque: custo utilizado para registrar inventários do produto
16. Impostos Vendas (ICMS/Contrib)
- Impostos: o imposto é calculado de acordo com o CSTB (ICMS) e Contribuições (PIS/COFINS) informado no cadastro do produto
17. Custo Final
- Custo final: o custo final é o resultado do custo inicial + custos de produção + impostos
18. Margem Padrão
- Margem padrão: essa informação é fornecida pelo usuário no cadastro do produto. É a margem de lucro que o usuário deseja obter no produto
19. Preço Sugestão
- Preço sugestão: a sugestão é calculada pelo GSMarket da seguinte forma: custo final / margem = sugestão. A margem calculada é de acordo com parâmetro estabelecido na empresa: padrão é markdown
20. Preço Atual
- Preço atual: o usuário visualiza nesse campo o preço atual do produto
21. M. Lucro
- M. lucro: essa margem é a utilizada atualmente de acordo com o custo final e preço de venda
22. Preço Ajustado
- Preço ajustado: o usuário pode ajustar o preço de acordo com a sugestão ou não. Se o parâmetro de atualizar preço automático estiver ativo no cadastro da empresa, o sistema já vai atualizar o preço de acordo com esse ajuste. Lembrando que para o PDV receber essa informação, o usuário deverá enviar uma carga em: /faturamento/alteração de preços/botão: Atualizar PDVs (Modificados)